A DISCUSSÃO ACERCA DO USO DO ESPAÇO PÚBLICO MERECE ALGUMAS
CONSIDERAÇÕES OBJETIVAS.
A PREMISSA DE QUE O ESPAÇO PÚBLICO É DE TODOS É VERDADEIRA.
MAS, SE É DE TODOS, É
PRECISO DEFINIR REGRAS DE UTILIZAÇÃO DAQUILO QUE É DE PERTENCIMENTO COLETIVO.
NO BRASIL, JÁ FAZ MAIS DE UMA DÉCADA, HÁ UMA ONDA CRESCENTE
DE REIVINDICAÇÕES SOBRE DIREITOS DE CIDADANIA. E MUITAS CONQUISTAS SE
REALIZARAM. MAS, EM NENHUM MOMENTO, SE DISCUTIU, NEM SE DISCUTE, OS DEVERES DE
CIDADANIA.
E ISSO É UMA FALHA
GRAVE NA CONSTRUÇÃO DE UMA DEMOCRACIA QUE SE PRETENDE, SEGUNDO ANSEIOS DE
VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE, TORNAR PARTICIPATIVA, DIRETA, SUPERANDO O MODELO
REPRESENTATIVO.
ESSA PRETENSÃO ENSEJA QUE A POPULAÇÃO POSSA DELIBERAR
DIRETAMENTE SOBRE SEU FUTURO, INDEPENDENTEMENTE DAQUILO QUE OCORRE NO BOJO DO
CONGRESSO, QUE POUCO DELIBERA.
APENAS REAJE, SUBMETIDO À PRESSÃO DA MÍDIA, DO LOBBY
ORGANIZADO E DOS INTERESSES POLÍTICOS E ECONÔMICOS MAIS PRÓXIMOS DO DIA A DIA
DOS VÁRIOS ELEITORADOS E GRUPOS DE INTERESSES.
NÃO HÁ, DE FATO, PREOCUPAÇÃO COM O FUTURO DA NAÇÃO, SALVO
RARAS EXCEÇÕES QUE CLAMAM NAS TRIBUNAS DO PARLAMENTO SEM CONSEGUIR AUDIÊNCIA E,
TAMPOUCO, INTERFERIR NO “RAME RAME” DO
CONGRESSO.
POR OUTRO LADO, A SOCIEDADE SE TRANSFORMA NUMA VELOCIDADE
MUITO ACIMA DA CAPACIDADE DE RESPOSTA DOS VÁRIOS GOVERNOS ÀS SUAS DEMANDAS.
O VÁCUO EXISTENTE
ENTRE OS MOVIMENTOS ORGANIZADOS DA SOCIEDADE PARA PRESSIONAR O PODER PÚBLICO,
COM O OBJETIVO DE DELIMITAR MERCADOS E DEFINIR NACOS DO ORÇAMENTO PARA ATENDER
AOS SEUS INTERESSES, CRIA CONDIÇÕES DE APROPRIAÇÃO E DE APARELHAMENTO DA
MÁQUINA PÚBLICA NOS TRÊS NÍVEIS DE PODER.
ESSA SITUAÇÃO TORNA O
JOGO DO PODER CADA VEZ MAIS MESQUINHO E SUPERFICIAL, FOCADO EM INTERESSES
MICROCORPORATIVOS E SUBMETIDOS AO JUGO DOS INTERESSES PARTIDÁRIOS E
PARAPARTIDÁRIOS, VOLTADOS EXCLUSIVAMENTE PARA O MOMENTO PRESENTE,
INDEPENDENTEMENTE DA NECESSIDADE DE SE DEFINIR UM PROJETO DE NAÇÃO QUE FAVOREÇA
A POPULAÇÃO COMO UM TODO, NO MÉDIO PRAZO, AO MENOS. OS ARRANJOS POLÍTICOS SÃO
SITUACIONAIS E FOCAM SOBRETUDO AS DEMANDAS CORPORATIVAS E DOS GRUPOS SOCIAIS
MAIS ORGANIZADOS.
HÁ TAMBÉM UMA CRISE
INSTITUCIONAL MUITO SÉRIA, QUE SE MANIFESTA NOS DESCOMPASSO VERIFICADO NAS
AÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NOS TRÊS NÍVEIS DE PODER. O BRASIL CARECE DE
COORDENAÇÃO GERENCIAL EM NÍVEL ESTRATÉGICO.
A POLÍTICA BRASILEIRA SE TORNOU UM CONJUNTO DE DISPUTAS
ENTRE GRUPOS PRIVADOS PELO CONTROLE DO PATRIMÔNIO PÚBLICO.
A LUTA PELO CONTROLE DO ORÇAMENTO PÚBLICO PRECISA SER MAIS
BEM ENTENDIDA PELA SOCIEDADE. SERÁ UM APRENDIZADO DE CIDADANIA, POIS ESSE
CONHECIMENTO IMPLICA A POSSIBILIDADE DE UM MELHOR ENTENDIMENTO DO JOGO POLÍTICO
E DAS DISPUTAS EM TORNO DA RIQUEZA QUE OS TRABALHADORES BRASILEIROS GERAM.
NO BOJO DAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, AS FAMÍLIAS ENFRENTAM
PROBLEMAS INÉDITOS. HÁ UM PROCESSO CRESCENTE DE DESAGREGAÇÃO DA ESTRUTURA
FAMILIAR TRADICIONAL E O SISTEMA DE PODER INTERNO QUE ESTABELECIA A FORMA DE
COMPORTAMENTO ENTRE PAI, MÃE E FILHOS, ESTÁ EXPERIMENTANDO UMA CRISE
ESTRUTURAL.
NOVOS DIREITOS FORAM
ESTABELECIDOS, MAS NÃO SE DEFINIU OS DEVERES NECESSÁRIOS PARA A GARANTIA DESSES
DIREITOS. COMO EXEMPLO, BASTA ANALISAR A APROVAÇÃO DA LEI DA PALMADA, ESTA LEI
MOSTRA O QUANTO HÁ DE SUBJETIVISMO E EQUÍVOCOS SOBRE ESSAS QUESTÕES.
EM RELAÇÃO ESPECIFICAMENTE AO USO DO ESPAÇO PÚBLICO, A
SITUAÇÃO CONTINUA MUITO INDEFINIDA. MUITAS PESSOAS O UTILIZAM PARA SATISFAZER
SUAS NECESSIDADES, SEM RESPEITO AO DIREITO DO OUTRO. NESSES ESPAÇOS,
ENCONTRAM-SE FUGITIVOS DA LEI, MORADORES DE RUA POR OPÇÃO, PESSOAS COM GRAVES
TRANSTORNOS PSICOLÓGICOS, GENTE ABANDONADA POR SUAS FAMÍLIAS E OUTROS TIPOS
SOCIAIS.
PROCURAM FICAR PRÓXIMOS
DE MERCADOS, BARES, DO COMÉRCIO EM GERAL. PORQUE NESSES PONTOS TÊM ACESSO À
ALIMENTAÇÃO, À ÁGUA, EVENTUALMENTE A SANITÁRIOS E PODEM COMETER DELITOS LEVES E
ATÉ CRIMES MAIS GRAVES COM FACILIDADE. SEU COMPORTAMENTO INTERFERE NO DIA A DIA
DE PESSOAS QUE TRABALHAM, PRODUZEM E PAGAM IMPOSTOS, PARA GARANTIR SEUS
DIREITOS DE CIDADANIA.
HÁ UMA NECESSIDADE CRESCENTE DE REGULAMENTAR O USO DO ESPAÇO
PÚBLICO. DEFINIR O QUE É LÍCITO E O QUE É VEDADO FAZER NO ESPAÇO QUE É, EM
TESE, DE TODOS. CONFLITOS GRAVES ESTÃO ACONTECENDO PORQUE A FORMA COMO O ESTADO
GERENCIA ESSE PROBLEMA É INEFICAZ. DE POUCO ADIANTA CONSTRUIR ALBERGUES, PORQUE
MUITOS NÃO QUEREM IR PARA LÁ. TAMPOUCO IRÁ RESOLVER A POLÍCIA DETÊ-LOS, PORQUE
SALVO OS CRIMINOSOS CONDENADOS, VOLTARÃO ÀS RUAS.
UMA SOLUÇÃO PARA ESSE GRAVE PROBLEMA ESTÁ NA REGULAMENTAÇÃO
DO USO DO ESPAÇO PÚBLICO, DEFININDO REGRAS CLARAS E OBRIGANDO O ESTADO A
FISCALIZAR SEU CUMPRIMENTO.
TAMBÉM O INVESTIMENTO MACIÇO EM POLÍTICAS PÚBLICAS
CONSISTENTES FOCADAS NAS CRIANÇAS E NAS FAMÍLIAS, PARA MINIMIZAR A DESAGREGAÇÃO
FAMILIAR, PODE CONTRIBUIR PARA A RESOLUÇÃO DESSA QUESTÃO.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA TERÁ QUE APERFEIÇOAR MUITO SUA FORMA
DE GERENCIAMENTO DESSES PROBLEMAS QUE, APARENTEMENTE, SÃO PEQUENOS, MAS SE
AGRAVAM AO PONTO DE PERMITIR QUE GRAVES CRIMES CONTRA A VIDA E O PATRIMÔNIO
ACONTEÇAM.
NÃO É ACEITÁVEL QUE PESSOAS UTILIZEM O ESPAÇO PÚBLICO PARA
COMETEREM CRIMES, NEM AGRIDEREM O PATRIMÔNIO PÚBLICO E PRIVADO. TAMPOUCO É
INACEITÁVEL A REAÇÃO VIOLENTA CONTRA MORADORES DE RUA E PESSOAS DESPROVIDAS DE
CONDIÇÕES DIGNAS PARA VIVER.
ESSA É UMA QUESTÃO DIFÍCIL DE SER RESOLVIDA, MAS É PRECISO
COMEÇAR A AGIR PROCURANDO ATINGIR O INÍCIO DO PROCESSO E NÃO TENTAR MINIMIZAR O
PROBLEMA COM PALIATIVOS.
É NECESSÁRIA UMA AÇÃO ENÉRGICA DO ESTADO, EM SEUS TRÊS
NÍVEIS DE PODER, COMEÇANDO PELA AÇÃO LEGISLATIVA E COBRAR A RESPONSABILIDADE DA
SOCIEDADE PARA PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE NAÇÃO DEMOCRÁTICA,
BASEADA EM DIREITOS E TAMBÉM EM DEVERES DE CIDADANIA.
SE ISSO NÃO FOR FEITO RAPIDAMENTE TEREMOS UMA SOCIEDADE MAIS
VIOLENTA, INFELIZ, INSEGURA E INCAPAZ DE CONVIVER EM PAZ UNS COM OS OUTROS.
A REGULAMENTAÇÃO DO USO DO ESPAÇO PÚBLICO É URGENTE. SERIA
MUITO BOM SE TODOS OS CIDADÃOS E POLÍTICOS PENSASSEM NISSO DURANTE ESSE PERÍDO
PRÉ ELEITORAL E O BRASIL INICIASSE O PRÓXIMO ANO COM DEFINIÇÕES OBJETIVAS SOBRE
ESSE GRAVE PROBLEMA SOCIAL.
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